UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA
COMPONENTE: RELAÇÕES SOCIAIS E POLÍTICAS NA CONTEMPORANEIDADE
DOCENTE: JOEL
DISCENTES: NATALICE
INTERFACES ENTRE RAÇA, GÊNERO E CLASSE SOCIAL
O feminismo negro surgiu nos EUA e tem grandes ativistas que ajudaram essa construção , existe uma intersecção entre o sexismo, a opressão de classes, a identidade de gênero e o racismo pois todos estão interligados
As mulheres negras vem lutando contra um sistema patriarcal que perpassa de geração a geração em todo mundo e até mesmo aqui no Brasil.
Elas tinham um processo de organização que almejava alcançar o mesmo poder econômico que os homens tinham e até mesmo porque os homens por elas quererem os mesmos direitos que suas mulheres brancas , então as mulheres negras criaram uma associação que também mostra a incapacidade de enxergarem a igualdade pois até mesmo o homem negro se sente superior as mulheres negras .
A associação que foi criada pensava nos danos que o racismo e a discriminação causava nas pessoas.
Na década de 60 as mulheres negras passaram a enfrentar o racismo aqui no Brasil um país miscigenado que deveria se opor a essas práticas principalmente onde sua do seu povo é negro .
Para Crenshaw 2002 é criada uma compreensão errada sobre o racismo e o sexismo ela coloca que devem ser criadas formas que verdadeiramente assegurem as mulheres e acabe com as opressões sofridas .
Comentários
Postar um comentário